Eu criei este blog como uma forma de automotivação para continuar escrevendo meu primeiro livro. Já estou "escrevendo" esse livro desde 2016, mas não sou nenhuma especialista em escrita; apenas gosto de contar histórias, e isso pode ter dificultado um pouco no início, quando comecei com uma "grande ideia", mas não sabia para onde ir com ela. No princípio, o livro seria uma cópia do mais comum dos romances cavalheirescos europeus, e, ao longo do tempo, à medida que fui tendo ideias e jogando-as no papel, a história foi se tornando maior e aparentemente mais grandiosa, como um épico de fantasia medieval (com uma marcação de tempo eurocêntrica). No entanto, ela ainda não tinha uma forma definida, com muitos núcleos e sem um rumo claro. Mais recentemente, decidi parar de jogar ideias aleatórias no papel e comecei a organizar todas as ideias para saber o que já tinha e como montaria minha Grande História.
Em 2020, comecei a usar a ferramenta Quadro Branco do site Canva para anotar todas as ideias e separá-las por núcleos, identificando onde essas ideias se encaixavam na minha Grande História. Ainda assim, tudo parecia muito confuso: eram muitas ideias, e a maioria não tinha uma ligação direta com as outras. Logo, me vi em um "bloqueio criativo". Parecia que eu já tinha esgotado a fonte das minhas ideias, e isso durou pelo menos mais dois anos. Até que ouvi uma escritora africana — cujo nome, infelizmente, não me recordo — falando sobre como ela parou de usar em suas obras elementos distantes da sua realidade, como neve, ursos e coisas do tipo. Foi então que comecei a reescrever tudo, utilizando elementos e descrições mais próximos da minha realidade no Brasil, adaptando a fantasia medieval para uma fantasia baseada nas culturas afro-brasileiras. É claro que alguns elementos da fantasia medieval se mantiveram, como a hierarquia nobiliárquica, classes de personagens e outros aspectos, mas passei a tomar mais cuidado ao tentar criar culturas mais diversas e autênticas.
Acredito que, desde essa última mudança de direção, me sinto mais disposto a escrever. Espero conseguir criar algo inovador, mas, a princípio, simplesmente terminar meu primeiro livro já será uma grande vitória. Ao longo do tempo, pretendo voltar a publicar mais atualizações sobre o livro aqui no blog, mas não apenas isso; também quero abordar outros assuntos para treinar e desenvolver minha habilidade de escrita. As próximas publicações devem ser sobre o livro em si, então você está convidado a seguir o blog e acompanhar o desenvolvimento da minha Grande História. 🔥👑🐉
Comentários
Postar um comentário